GRAN MONTE TRAZ A PESSOA AMADA

Esboço de Gran Monte, por Rob Lean (2010).
Carlo Gran Monte, detetive do absurdo. É assim que você verá escrito à caneta na porta do banheiro masculino dos botecos mais mal frequentados da cidade. Um personagem que surgiu para expurgar minha paixão pela fantasia e pelas histórias de detetive, isso no (não tão mais próximo) ano de 2007. Eu tinha feito poucas histórias em quadrinhos na época e precisava de um personagem que pudesse ter histórias curtas e sem necessidade de continuidade, afinal trabalhava com desenhistas iniciantes e que precisavam de mais tempo para terminar uma página. Minhas HQs eram publicadas no Gattai Zine, fanzine que eu editava e que proporcionava que uma garotada (no sentido de garotos de 13 e 14 anos mesmo) tivesse sua estreia no mundo dos quadrinhos. Fizemos um sorteio no grupo e tive a oportunidade de trabalhar com Marcelo Cavalcante e Raul Douglas, ambos fazendo sua primeira HQ. Daí surgiu "Axé Vietnamita" e, quando menos percebi, as pessoas que frequentavam os eventos de quadrinhos da minha cidade já estavam perguntando: "quando vai sair a próxima história do Gran Monte"?

Gran Monte é uma mistura sem fim de referências. Mas o que me fez querer criar um personagem que enfrentava criaturas de diversas mitologias e crenças foi o Hellboy de Mike Mignola. Todo o sincretismo da história fazia sentido na minha cabeça (algo que eu já tinha achado muito bem colocado no Sandman de Neil Gaiman). E aí comecei a pesquisar referências, cruzando com nomes como HellblazerKolchak, Arquivo X, Criminal Macabre, Alone in the Dark, Martin Mystère... E no fim ainda descobri que a pitada que faltava nesse caldeirão era o humor, impossível de não existir se imaginássemos o que aconteceria se um professor universitário, descendente de uma família de caçadores de monstros, fizesse um bico de detetive investigando crimes sobrenaturais no interior brasileiro, cheio de lendas e de religiões carregadas de simbolismos, armado apenas de seus conhecimentos e de um punhal. Essa associação natural de investigação e o rico livro de lendas brasileiro ainda me fez ver surgirem outros bons personagens na mesma linha, como Salomão Ventura, de Giórgio Galli, e Demetrius Dante (provavelmente formado na mesma universidade de Gran Monte, pois coincidentemente também assumiu a alcunha de "detetive do absurdo"), de Will.

As histórias de Carlo Gran Monte serão publicadas aqui de forma não tão periódica. Fique ligado e se alguma cartomante ou loura do banheiro andar tirando o seu sono, agora já sabe quem chamar.

Zé Wellington
criador






Em sua incessante luta contra as trevas e os seres sobrenaturais, Carlo Gran Monte conta com a ajuda de um sagaz time:

Absurdo #1: Axé Vietnamita (2007)
Roteiro e letras: Zé Wellington
Desenhos: Marcelo Cavalcante
Arte-final: Raul Douglas
Originalmente publicada em Gattai Zine #1.

Absurdo #2: À pêlo (2011)
Roteiro e letras: Zé Wellington
Desenhos, artefinal e cores: Camila Nágila
Originalmente publicada em Gattai Zine #7.

Absurdo #3: De homem para homem (2012)
Roteiro: Zé Wellington
Desenhos, artefinal, cores e letras: Everton Veras

Quer contribuir com as histórias? Entre em contato com a gente: contato@zewellington.com